Itu - 2025

Em 2025, depois de uma longa pausa das atividades da Itinerância Musical Ruspoli e do Centro Estudo Santa Giacinta Marescotti, recebemos um convite para colaborar na organizacão do concerto em ocasião da comemoração dos 100 anos da Madre Teodora de Voiron, na Igreja do Patrocínio, em Itu, que aconteceu em 5 de setembro de 2025. Foi com muita alegria que aceitamos o convite da Alida Bellandi Fleury , Presidente do grupo Guarani, de Itu. Uma nova oportunidade para voltar para Itu, onde realizamos os concertos da I Itinerância, em 2015 e da V Itinerância, em 2019.

Cidade cheia de história, de patrimonio histórico, de história de música e que ainda hoje se mantém com vários grupos atuantes no âmbito artístico musical. Itu, chamada de Roma brasileira, tem muita afinidade com Vignanello, duas cidades satélites de duas grandes cidades, São Paulo e Roma, cheias de Igrejas barrocas belíssimas e enfrentando as mesmas problemáticas de estarem perto de duas metrópolis. Um novo momento para Itinerância Musical Ruspoli continuar atuando, com novas parcerias e projetos.

5 de setembro de 2025 – Igreja Nossa Senhora do Patrocínio, Itu (SP)

Promenade Musical com a Orquestra Sinfonia Brasil sob regência do maestro Norton Morozowicz, e participação especial de Ornella de Lucca soprano e Joel Gisiger oboé. O repertório percorreu séculos e estilos, de Vivaldi e Marcello a Mozart, com acentos latino-americanos:
Vivaldi Concerto em La maior para orquestra de cordas • Marcello Concerto para Oboé e Cordas em Ré menor com solo de Joel Gisiger • Jesuíno do Monte Carmelo Pange Lingua com solo de Ornella de Lucca • Karl Jenkins Palladio I Allegretto • Villa-Lobos Modinha da Bachiana Brasileira n° 1 arranjo de Alexandre Brasolim • Henrique de Curitiba Vocalize com solo de Ornella de Lucca • Piazzolla Melodia em Lá menor • Morricone Gabriel’s Oboe com solo de Joel Gisiger • Mozart Divertimento em Fá maior para orquestra de cordas.

Encerrando a noite, o público acompanhou um passeio sonoro que reafirmou a vocação da itinerância em construir pontes entre passado e presente, tradição e atualidade, celebrando a força do repertório histórico e seu lugar vivo na cultura brasileira.

Orquestra Sinfônica Brasil